Eletricista Maceió

CONSTRUÇÃO - REFORMA - EMPREITERA - ADM DE OBRA - PROJETOS

SEGUNDA  À SEXTA

07:00 – 18:00

FALE CONOSCO

(82) 9 8761 – 4152

CONSTRUÇÃO MACEIÓ

WCOSTA ENGENHARIA LTDA

MANUTENÇÃO DE CONDOMÍNIO

segurança elétrica

Manutenção de condomínio - Serviços Elétricos

Realizar a manutenção elétrica predial deve estar entre as prioridades de um síndico.

Na gestão de um condomínio, além de estar atento às questões financeiras e estratégias necessárias para o bom andamento do espaço, também é preciso adequar os trabalhos para o que chamamos de manutenção preventiva.

Trata-se de um tipo de manutenção que, em vez de corrigir o problema, identifica possíveis falhas previamente a fim de corrigi-las quando o gargalo ainda não ofereceu tantos danos.

Nesse sentido, realizar a manutenção elétrica tem vários benefícios, como a redução de custos se houver qualquer tipo de dano. Afinal, ele vai ser constatado logo no início, o que traz até mesmo mais credibilidade ao condomínio.

Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o tema. Confira!

Qual a importância da manutenção elétrica predial para o condomínio?

Inicialmente, destacaremos alguns dos tópicos que ressaltam a importância da manutenção elétrica predial para o condomínio. Confira!

Redução de custos

Um dos principais diferenciais da manutenção elétrica predial está voltado para a redução de custos. Um dos grandes desafios de qualquer gestão é a diminuição de gastos sem que isso afete a qualidade dos serviços oferecidos.

Um síndico deve enxergar a boa gestão do condomínio como uma espécie de administração de empresas.

Mensalmente, há a arrecadação do valor pago por cada um dos apartamentos e, caso essa gestão não seja de qualidade, há o risco de se ter mais gastos do que o que é arrecadado.

Ao realizar a manutenção elétrica de forma preventiva, gastos com mão de obra e com consertos de modo geral são reduzidos.

Há a oportunidade de identificar qualquer tipo de falha antes que se torna um problema, de modo que o condomínio deixa de retirar determinadas quantias para esse tipo de pagamento.

Segurança patrimonial

É de responsabilidade do síndico prezar pela segurança patrimonial. Os moradores, em uma eleição para esse cargo, vão confiar a uma pessoa não só a gestão da parte financeira do espaço, como também a garantia de que esse profissional entende suas responsabilidades e vai garantir que toda a estrutura do local seja conservada.

Dessa forma, ao realizar um cronograma mais preciso de manutenção, além de ter a possibilidade de apresentar tudo o que será feito aos condôminos, há a redução de riscos de incêndios e demais problemas com instalações elétricas, de modo que o local terá mais segurança, contribuindo para que as pessoas utilizem todos os espaços com qualidade e segurança.

Energia de qualidade

Caso não seja feita a manutenção elétrica preventiva com a frequência necessária, existe o risco também de haver oscilações constantes de energia.

Consequentemente, os moradores ficam expostos a prejuízos financeiros, uma vez que nesses casos ocorre com frequência a queima de aparelhos.

Dessa forma, com a manutenção em dia, os sistemas elétricos serão mais confiáveis, identificando falhas e corrigindo-as sem que haja nenhum tipo de impacto no dia a dia dos moradores.

O que levar em consideração em uma manutenção elétrica predial?

Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância da manutenção elétrica predial, explicaremos o que é preciso levar em consideração para que ela seja feita de forma efetiva. Confira!

Padrão de entrada

Ao realizar a manutenção, o profissional contratado pelo síndico deve verificar como está o padrão de entrada.

Especialmente em prédios mais antigos, é comum que esse equipamento seja também mais velho, o que pode prejudicar a qualidade do sistema elétrico como um todo.

Medidores antiquados e sem uma fechadura segura podem trazer insegurança para os condôminos.

Fundos de madeira, por exemplo, são até mesmo proibidos pelas normas de segurança, além de haver exigência de que haja travas e sinalização adequada, explicando para qualquer pessoa que passe pelo local de que existem riscos de fazer qualquer tipo de alteração ali.

Caso o seu condomínio não conte com nenhum desses tópicos que já são regras, é preciso imediatamente prezar pela modernização.

Cabeamento

Outro ponto que deve ser analisado por um profissional competente é o cabeamento. Até meados da década de 1990, por exemplo, prédios utilizavam fios sólidos nas instalações.

Não há nenhum problema em utilizá-los e nem oferecem riscos para os moradores. Porém, a manutenção para esse tipo de material é mais complicada do que para outros, uma vez que são rígidos.

Nesse sentido, o ideal é que o prédio opte por cabos flexíveis, uma vez que isso vai facilitar a rotina de manutenção elétrica e garantir a segurança necessária, bem como os demais ganhos apresentados acima.

Cronograma de manutenção

Para entender se o prédio ou o conjunto de edifícios realmente está com a manutenção elétrica predial em dia, é preciso contar com relatórios sobre o que foi feito, qual foi a última vistoria, entre outros tópicos trazidos pelos profissionais competentes contratados pelo espaço.

Nesse relatório, é importante também prezar pelo cronograma de manutenção. Nele, o síndico tem a oportunidade de verificar qual foi a última data em que houve qualquer tipo de conferência e qual vai ser o próximo período em que novamente o prédio passará pela inspeção.

Esse é mais um tópico que reflete diretamente na credibilidade da gestão, pois trará para o profissional responsável a oportunidade de apresentar em assembleias tudo o que foi feito e o que está planejado, de modo que qualquer pessoa tenha acesso às principais informações daquela gestão.

Por fim, recomendamos ainda que o síndico leve em consideração outras dicas da manutenção elétrica, como:

contar com o histórico das falhas e como foi feita a correção;
organizar os recursos necessários no fluxo de caixa para a manutenção elétrica e constar no balancete todas as retiradas;
evitar improvisos quando ocorrer qualquer tipo de falha, chamando o profissional responsável imediatamente.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a manutenção elétrica predial, sua importância e dicas. Como vimos, trata-se de um trabalho essencial para a gestão do condomínio, conferindo transparência e credibilidade para o síndico.

Outro aspecto de extrema importante para o conhecimento do profissional é o direito condominial. Se você quer saber mais sobre o tema, é só continuar no blog e conferir este conteúdo que elaboramos!

Fale conosco e tire suas dúvidas!